segunda-feira, 27 de outubro de 2008

LIXO INTERIOR... UM MERGULHO PROFUNDO



Outro dia...em um programa de televisão feminino... uma psicóloga comentava e afirmava.. que engordamos porque temos um motivo para isso.
E que ao encontrarmos este motivo... começaríamos a emagrecer sem sofrimentos, apesar de comer.
Fiquei pensando naquilo...por dias e fui me analisando... procurando lembrar em que momento da minha vida eu havia começado a engordar... e que motivos e situações eu estava atravessando e puft! Achei o meu motivo.
Na época eu queria muito que uma pessoa parasse de tentar me fazer rever uma situação que estava perdida.... e eu sabia que a "gorduchisse" faria com ela desistisse... então engordei. A pessoa se afastou....me deixou em paz...e eu continuei gordinha,..porque havia sido totalmente inconsciente.
De lá pra cá...já emagreci mais de 8 kilos...comendo macarrão e tudo o que gosto e sempre comi...pra não dizer que não modifiquei nada...mudei o leite para desnatado e o refrigerante para zero.
Então...fico a pensar... será que não temos motivos por trás de muitos outros sofrimentos que enfrentamos na vida?
O cigarro por exemplo...que motivos temos para nos suicidar?
Será que em algum momento da vida... sofremos algo que nos levou a desejar este suicidio lento? Será que passado este momento...por não sabermos...não nos livramos disso? Ou será que o motivo continua em nossa vida apesar de não o conhecermos? É uma idéia... vale a pena ser analisada.
Cada um...pode tentar ir fundo em seu interior em busca das respostas...onde só a própria pessoa é capaz de chegar...no fundo mais profundo do seu ser.
As vezes...é necessária esta avaliação pessoal...esta interiorização. Armazenamos muitas coisas inuteis...inacabadas...sem fundamento...ao longo da nossa existência e que se abandonadas em nosso intelecto...podem contaminar o nosso corpo como lixo radioativo.
Além da dificuldade que temos de encontrá-las...admití-las...jogá-las fora pode ser uma atitude que não consigamos tomar de imediato, pois é sempre algo muito intimo...muito dolorido e enraizado.
O encontro consciente com essas realidades...tão escondidas...pode ser de muito sofrimento....mas depois da dor só pode vir o alivio.
Respostas...é tudo o que precisamos...mas têm que ser sinceras...viscerais...
Um dia o ser humano já terá isso como conduta normal de vida... o não armazenamento de "lixo interior" será a regra... e a limpeza será quase que automática.
Enquanto este dia não chega...nós... pobres mortais temos que ir a caça de nosso desconhecimento... e ainda... que em um divã de analista...teremos que mergulhar fundo no pensamento para buscar o que faz de nós... o que somos.
Então hoje...LUGAR DE MULHER É MERGULHANDO FUNDO PARA RETIRAR E COMPREENDER O SEU PRÓPRIO LIXO INTERIOR....