sexta-feira, 17 de outubro de 2008

AMOR TEM QUE SER RESPEITADO

Foto de Lacem (fotógrafo alemão)

Uma paisagem que retrata o vazio do meu coração

Hoje o Brasil parou estarrecido ante o desfecho do sequestro em São Paulo. Particularmente acreditei durante todos estes dias que nada aconteceria de mal a estas "crianças" e fiquei muito chocada. Ainda consigo, me surpreender com acontecimentos violentos. Mas cabe a reflexão do que está por trás das atitudes passionais que levam um indivíduo a atos tão extremados. Nada justifica a violência...nada..nada mesmo.


O ser humano, sabe lidar com todas as situações da vida. Convive com a pobreza, com a luta em seu dia a dia,com a fome, com a morte de um ente querido, com o trabalho extenuante que tem que executar todos os dias...mas por trás de um grande estresse... sempre existe o lado do amor...da paixão. Quando este...é afetado, tudo perde a forma. Parece que o cérebro não consegue ir adiante de maneira normal e o sentido de todo o resto... perde -se.


As pessoas não sabem receber amor. Só são receptivas a este sentimento.. quando lhes é conveniente. De outra forma...esquecem ou ignoram... que a outra parte está lhes entregando um sentimento maior... que mesmo não o aceitando... devem tratar com carinho e atenção e cuidado o outro ser.


Mas não é o que acontece. Existe o desprezo ao sentimento que está sendo entregue, existe a falta de atenção, a rejeição.... como se fosse um grande incomodo as demostrações deste afeto.


Amor...minha gente... se devolve pelo menos com gratidão...com atenção...com carinho...ainda que... não seja o que a outra pessoa espera receber em troca.


Amor é o máximo de sentimentos que uma pessoa pode entregar a outra ...pois fala de tantos outros sentimentos especiais e bondosos que misturados fazem parte desta entrega... então porquê se devolver desprezo, rejeição, reações de indiferença?

É ai que a coisa pega. A dor se instala... já existe a impossibilidade da reciproca, a frustração do não ter, e ainda ter que dar conta da indiferença, do desprezo e das mudanças de atitude?


A maioria das pessoas sofre...mas tenta de todas as formas aguentar..., porém existem aquelas que não tem emocional... para lidar com tanta dor. Porque sabemos que dói...na alma, no coração...como se uma faca fosse lá fincada...chegando a doer fisicamente.


Quando você ama uma pessoa... passa a imaginar que ela não quer que você sofra....e que fará o possível para ajudá-la caso não aceite seu amor... é quando percebe... que ela não está nem aí para o que você possa estar sentindo ...através das atitudes, dos gestos...das palavras duras e indiferentes que recebe e é aí que este amor pode se transformar em sentimentos que somados levem a um estado de muita raiva. A linha é muito tênua entre amor e ódio.


Eu não acredito...que a pessoa que chega a extremos, como esse rapaz chegou...esteja sendo movida por amor... Porque o amor quer proteger...quer amparar...quer acarinhar. Esse rapaz estava com raiva... com muita raiva de si e dela, porque viu que se enganara ao endereçar seu amor a alguém que não merecia e que fora capaz de vê-lo em sofrimento e não o abrigara. E então em sua mente já adoecida por esta dor... decidiu parar o sofrimento que esta raiva, assim como o amor que sentira, lhe causavam, com uma ação extremada... não tenho nenhuma dúvida de que a primeira intenção dele... era o fim dos dois.


Nenhum outro tipo de sensação mexe tanto com o nosso ego, com a nossa auto estima, com a nossa confiança...com o nosso desejo de seguir em frente...como o amor...que pode ser muito positivo mas extremamente negativo em nossas vidas.


Hoje banalizou-se o sentimento. Diz-se - Amo você !!! com a maior facilidade e então resulta na incredibilidade.


Amor é coisa séria...é sentimento sem volta... e algo que você entrega a alguém livremente...porque aquela pessoa é alvo de: todas as suas melhores prioridades, de seus melhores sentidos... de uma admiração não superada por nenhuma outra pessoa que você conhece. Não é para ser desdenhado...não é para ser rejeitado...não é para ser ignorado. Pode ser tratado com respeito, com agradecimento, recebido com alegria e se não for o que se quer, explicado de forma a não magoar.


Mas uma garota de 15 anos não saberia mesmo lidar com isso... porque ela não foi educada para ver o amor desta forma serena, cordata e respeitosa... e um rapaz de 22... até poderia, mas também não foi ensinado que amor não pode ser correspondido de forma obrigatória e que isso também tem que ser respeitado. E assim... temos pelo menos 2 vidas destruídas, sem falar nas outras pessoas envolvidas. Vidas que poderiam seguir por caminhos maravilhosos de realização... se lhes fosse dada a oportunidade do saber...do conhecer.


Pelo menos que nos sirva de exemplo para a nossa vida e a de nossos filhos...


Devemos sim educá-los também e principalmente para o amor, não este amor de qualquer jeito, mas para o amor que respeita e é respeitado.


Hoje...tristemente... porém em tempo...LUGAR DE MULHER é cuidando para que estes fatos não aconteçam mais.